Quem não quer viver em um ambiente charmoso, aconchegante e confortável? Acredite, não é preciso ter rios de dinheiro nem ideias mirabolantes. Com dicas simples e que cabem no bolso, é possível montar uma decoração prática e transformar sua casa no lugar acolhedor com que você sempre sonhou!
Antes de tudo, é importante esclarecer: uma boa decoração vai muito além da beleza. Claro que pode ser bacana ter móveis de grife, peças com design de referência e uma coisa combinando com a outra. Mas esse encanto todo pode ir por água abaixo caso o ambiente não seja funcional.
Por isso, fique atento aos seguintes aspectos: a estética, o conforto, a funcionalidade e, principalmente, o seu bem-estar. Afinal, não há nada melhor do que se sentir bem no seu espaço, não é mesmo?
Confira as nossas dicas de decoração prática
1 – Cuide dos detalhes técnicos
Esqueça a expressão “acho que cabe”. Antes de qualquer mudança, grande ou pequena, é fundamental medir móveis e cômodos da casa. Esse cuidado serve não só para planejar os ambientes, mas também para garantir que um possível novo mobiliário passe pelas portas, corredores e elevador (se houver).
Verifique se existem pontos elétricos e hidráulicos nos lugares em que eles serão necessários. De que adianta planejar o layout de um pequeno escritório, por exemplo, se não há tomadas próximas de onde ficará a mesa de trabalho? Fique atento aos detalhes estruturais e busque a orientação de profissionais especializados.
2 – Deixe espaço para a circulação
Móveis e outros objetos da casa devem ajudar, e não atrapalhar. Ao distribuir onde cada item vai ficar, mantenha distâncias confortáveis e que deixem as passagens o mais livre possível – tente criar uma circulação mínima de 60 centímetros. Ter acesso fácil aos ambientes evita estresses e facilita nosso dia a dia.
3 – Aproveite a luz natural e a circulação de ar
Essa é uma dica fundamental não só pela praticidade e economia de energia, mas também como forma de melhorar seu bem-estar físico e mental.
A iluminação artificial serve para complementar a natural. Antes de escolher onde e como usar lustres, luminárias e abajures, avalie qual a função dos cômodos e observe qual é o efeito da luz natural em cada um deles.
Ao favorecer a ventilação natural e ajudar a renovar o ar, observe o estado das janelas e faça sua manutenção – ninguém merece aquele vidro ou persiana que emperra toda hora. Lembre-se de considerar a circulação de ar também ao definir a posição de móveis e eletrodomésticos.
4 – Use as cores a seu favor
As cores são um complemento à iluminação e têm influência sobre nosso psicológico. Por exemplo: cores mais frias criam uma atmosfera relaxante e refrescante, enquanto tons quentes tornam o ambiente acolhedor e aconchegante. Entender como as cores funcionam ajuda a alcançar o efeito desejado para cada lugar.
FONTE: BLOG DO SENAC SÃO PAULO