Central de Vendas:
65 3621 3737 - 99809-1230

Blog CMF

publicado em 27 de janeiro de 2021

Dicas para escolher o tapete ideal para a sua decoração

Com tantas opções de cores, texturas e tamanhos, os tapetes são conhecidos por conferirem um toque de identidade no ambiente. Não só servem para decoração, já que auxiliam no conforto acústico. Justamente por tanta diversidade, escolher o que seja ideal pode ser uma tarefa trabalhosa. Conversamos com especialistas para te ajudar nisso.

Veja abaixo as quatro principais dicas para optar pelo tapete melhor indicado para os espaços da sua casa.

Rotina dos moradores
Assim como qualquer outro item decorativo que também seja funcional, é importante considerar antes da compra os hábitos de quem mora na casa. Se o tapete ficará em ambiente de passagem e se há crianças ou pets, a peça deve ser com um material mais resistente. De acordo com Ieda e Carina Corman, que estão à frente do escritório Korman Arquitetura, em uma morada de praia, por exemplo, esqueça tecidos de lã ou peludos, já que eles retêm calor. “Opte por fibras naturais nos tapetes, corda náutica ou algodão”, dizem.

Tamanho
Para o especialista Pedro Henrique, do escritório PHF Arquitetura, levar em conta os móveis do espaço é essencial para acertar na proporção. Ele exemplifica: “Na sala, o ideal é que o tapete vá até antes da metade do sofá e cadeiras. Em salas de jantar, Ieda e Carina Korman indicam que tenha ao menos 60 cm a mais do que o lado maior do tampo da mesa.

Para o quarto, considere o item estar até a um metro nas laterais e para frente. Já que o nosso primeiro toque pela manhã sem sapatos é ao descer da cama, nada mais justo ele ser agradável. Para isso, “invista em tapetes mais macios e de pelo alto nos quartos”, aconselha Pedro Henrique.

Decoração
Para não se perder nos conjuntos de estampas e nas paletas de cores, Carina diz que o ponto inicial costuma ser as tonalidades que já existem no cômodo. “Quando há o desejo por uma sobreposição de tapetes, que dão bossa aos projetos, o ideal é escolher uma peça mais neutra para a base e ousar no que vai por cima”, indica. Os tapetes redondos podem ser usados como pontos focais, criando um ambiente mais dinâmico.

Necessidades dos ambientes
Lugares distintos pedem por tapetes diferentes. De modo geral, os felpudos e robustos combinam com locais em que se passa mais tempo sentado, ou que pedem por aconchego. “Quartos e home theaters são perfeitos para os modelos peludos, mas cuidado com clientes que possuem alergia”, afirma Ieda Korman. Cozinhas dispensam o item, mas banheiros podem receber peças pequenas, garantindo uma pisada confortável e elegância ao cômodo.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2021/01/4-dicas-para-escolher-o-tapete-ideal-para-sua-decoracao.html?